quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dragão - Criaturas Míticas


"Talvez todos os dragões das nossas vidas  sejam  princesas que esperam ver-nos belos e corajosos. Talvez todas as coisas não sejam senão coisas sem apoio que esperam que as socorramos." 

R.M.Rilke (carta a um jovem poeta)


Ano do Dragão 



O Museu Americano de História Natural, organizou, há alguns anos,  uma exposição inusitada para um dos museus mais proeminentes do mundo. A temática foram os dragões e outras criaturas do universo fantástico: Criaturas Míticas: Dragões, Unicórnios e Sereias.  O seu objectivo não foi demonstrar que essas criaturas são, afinal, reais, mas chamar a atenção para a forma como os mitos e os arquétipos passaram a conviver connosco, para darmos sentido às coisas que não entendemos.

Dragão Azul - Símbolo do poder imperial /  Dinastia  Qin iniciada com o imperador QinShi Huang

 “É uma coisa que atravessa o tempo e as culturas. Estas criaturas nascem da imaginação dos povos como forma de explicar e dar sentido aos fenómenos e às maravilhas do universo natural, que assombram, parecem estranhas e confusas e são muitas vezes difíceis de interpretar ou explicar.”- Ellen Futter, Presidente do Museu.

A China antiga reverenciava quatro animais mágicos, benevolentes e espirituais: a Tartaruga, o Unicórnio,   a Fénix e o Dragão. 


De todos os animais mágicos reverenciados pela China antiga, O Dragão é possivelmente a criatura mítica mais popular. É descrito como um enorme réptil voador, feroz e indomável, que encarna,  em múltiplas culturas,  as forças elementares  da dualidade ,  tanto o  caos como a  ordem que integram o cosmos.


O Dragão é o Mestre do poder primordial: Fogo, Água, Terra e Ar, os quatro elementos que constituem a matéria. Como um Totem, é guardião dos  espaços infinitos e guia da consciência humana que rege os atos. 



A simbologia do Dragão, que emerge com sentidos opostos, representa o paradoxo  da própria condição humana – a  evidência da presença dos opostos: a luz e as sombras, o feminino e o masculino, a criação e a destruição.  



Mas, mais do que qualquer outro símbolo, o Dragão também personifica a força integradora, unificadora, desta dualidade. Em si mesmo não é nem mau ou bom, simboliza a energia que está na origem do mundo material, sendo o livre-arbítrio sempre o comandante das acções que podem contribuir para a ordem  ou para  o caos universais.



Cuspindo fogo, com as suas asas de pássaro e as suas escamas de peixe, também portador de equilíbrio e conhecedor dos mistérios da magia, podendo penetrar os altos planos do universo e os seus insondáveis abismos, personifica e unifica os quatro elementos do mundo antigo numa condensação capaz, tanto de nos exaltar a imaginação como de nos inquietar os sonhos.  

O seu arquétipo incentiva  ao contacto com a nossa natureza psíquica e com a lente capaz de descobrir e ver o maravilhoso. No campo da psicologia, Carl Gustav Yung trouxe o arquétipo do  dragão  para simbolizar o universo das emoções profundas  e o inconsciente. Para Yung e seus seguidores, é a  representação de algo que permite o encontro do self  com o supremo tesouro da sabedoria  do espírito.



No oriente, a simbologia desta criatura mítica sempre esteve associada aos aspectos positivos da energia primordial. O Dragão representa a união dos elementos ao serviço de um propósito benéfico. Unindo a água, na simbologia da serpente, ao ar, à  ave com as suas asas e à respiração essencial à vida,  o dragão representa a aspiração à unidade da matéria e do espírito. Contudo, na Era Cristã, tendo a serpente sido relegada ao papel simbólico da tentação,  o dragão passou a ser associado ao caos, a uma crua e bruta força destrutiva, o mal associado ao mundo da matéria. 
Aparece por vezes personificando a pureza a ser arrastada para o mundo das sombras.

 Ilustração dos soldados de Alexandre, o Grande, contra o terrível dragão.   Miniatura de manuscrito medieval .
Caracterologia do Dragão no universo  do maravilhoso e do fantástico.
Na Literatura Fantástica os Dragões aparecem desde o início como guardiões de tesouros, transmissores do conhecimento, soberanos nos mistérios da magia. Vem possivelmente da oralidade a crença em que eram mediadores entre deuses e homens, sendo autorizados a falar diretamente com os deuses. São muitas vezes representados prendendo nas garras uma grande pérola mágica, como um ovo, com o poder de multiplicar tudo o que toca. O ovo é também símbolo da Grande Sabedoria





Sobretudo, o Dragão aparece no universo literário do maravilhoso e do fantástico, como um amante da liberdade e da aventura, denota energia e coragem, oferendo forte proteção, não só em atitude, como agente no desmontar da trama, quando invocado. É especialmente protetor dos inocentes e rezam lendas que traz a segurança a todos os que guardam o seu ovo.




Fada.  Universo fantástico celta.
Os Dragões são, por norma,  na literatura ou até mesmo em qualquer outra expressão artística evocativa do universo fantástico, extremamente independentes e também muito criativos; frequentemente revelam-se sonhadores e estão invariavelmente destinados a grandes feitos que culminam em estrondoso sucesso. Quando o Dragão se predispõe a dar corpo aos seus sonhos não há limite para o que poderá vir a ser alcançado, tanto em proveito próprio como para o bem comum.
O Dragão guarda a magia das eras, é a representação última das forças da Mãe Natureza, a maior força divina na Terra, pelo que tem.o poder de penetrar todos os planos por onde se imagina que a alma possa deambular, por isso é descrito muitas vezes como uma criatura com poderes para afastar os maus espíritos e toda a qualidade de almas errantes.


Associados ao Dragão costumam vir também, no fio das lendas ou outras narrativas, a transformação, a sabedoria, longevidade, o infinito e o movimento através do espaço. Dragões podem voar e mudar de pele, renovam-se constantemente, representam o eu sobrenatural e infinito.



Exemplos da simbologia do Dragão:

Gnósticos: “O caminho que passa por todas as coisas”
Alquimia:  “Dragão Alado” os elementos voláteis: Dragão sem asas: os elementos fixos.”
China: “O espírito do caminho.” O que traz consigo a eterna mudança.




Guardião de “A Pérola refulgente”, símbolo da perfeição espiritual. e poderoso amuleto da sorte. Consta de alguns escritos que se trata de uma colossal pérola mágica com o poder de multiplicar tudo aquilo em que toca.  A pérola simbolizava o mais precioso dos tesouros. O conhecimento; 

Com a aculturação do mundo oriental, o Dragão tornou-se, hoje em dia, também a ocidente,  símbolo máximo de boa sorte, abundância, e prosperidade. 



Que o Ano do Dragão traga grande boa sorte ao Planeta Terra e à humanidade
Qual o homem 
que não aspira à liberdade?


.

6 comentários:

  1. Sensacional...conteúdo precioso.
    Gratidão♡

    ResponderEliminar
  2. Gratidao amei o conteudo muito profundo

    ResponderEliminar
  3. NAMASTÊ Uma dúvida aquela esfera que ele tem nas garras dele e onde se ficar o poder do que tocar se multiplica ??? Desde já agradeço seria uma dúvida neste momento então tudo o que eu consagrar ali na esfera e ticar o poder será multiplicado é isso ????

    ResponderEliminar